A Ford apresenta nesta quarta-feira (25) oficialmente a segunda geração do SUV Edge, que traz tecnologias que futuramente serão aplicadas nos atuais e novos veículos da marca. Além disso, o modelo ainda recebe o motor 2.0 Ecoboost turbo de quatro cilindros, capaz gerar 245 cv de potência e 37,3 kgfm de torque máximo. De acordo com a marca, o novo Edge será global, sendo vendido em mais de 100 países, incluindo o Brasil.
Com base na plataforma do atual Fusion, o Ford Edge 2015 ostenta um visual bem mais agressivo. Na dianteira, as novidades ficam por conta da larga grade frontal, capô com fortes vincos, spoilers, novos faróis com xenônio e LEDs na posição dos faróis de neblina.
Visto de perfil, as saias laterais e as rodas chamam atenção, mas os retrovisores, janelas e linhas gerais também passaram por mudanças. Na traseira, o Ford Edge mostra uma nova linguagem de design da marca, onde as lanternas se ligam através da tampa do porta malas, além do aerofólio com brake-light e do novo para-choque com difusor de ar e dupla saída de escape. No interior, o painel e detalhes em geral ficam ainda mais próximos do Fusion, trazendo sistema multimídia de 8? com GPS, comandos touchscreen e painel de instrumentos composto por uma tela de LCD.
Mecânica
O Ford Edge 2015 será vendido em quatro versões, sendo elas: SE, SEL, Sport e Titanium. Poderá ser equipado com os motores 2.0 EcoBoost turbo de quatro cilindros de 245 cv, 2.7 V6 EcoBoost que gera 300 cv e o 3.5 V6 aspirado, ainda sem especificações técnicas reveladas. Todas as opções serão acopladas ao câmbio automático de seis velocidades, sempre com tração integral full-time.
Tecnologias e equipamentos
De acordo com a Ford, é neste quesito que o novo Edge deve atrair os clientes. Afinal, o modelo é produzido com aço de alta resistência (que resulta em rigidez 26% maior) e conta também com direção elétrica adaptativa, controle de cruzeiro adaptativo, câmera frontal de 180º, cintos de segurança traseiro infláveis, park assist, start-stop, aviso de pontos cegos, airbag no porta luvas (protegendo o joelho do passageiro em caso de acidente) e teto-solar panorâmico, entre outros itens.
Para produzir o Ford Edge 2015, a marca realizou um investimento de US$ 700 milhões (R$ 1,54 bilhão) nas instalações do complexo da Ford de Oakville, próximo a Toronto, no Canadá.