Diante dos altos índices de acidentes nas Marginais da cidade de São Paulo, a SMT (Secretaria Municipal de Transportes) implantou uma medida que reduziu as velocidades máximas desde de 20 de julho deste ano. Tendo em vista que o aceleramento é um dos principais fatores que causam acidentes, a ação tem como meta aumentar a segurança dos condutores que trafegam pelas vias de maior circulação do país.
Isso se dá, principalmente, devido à distância de segmento e de frenagem. Se estiver em alta velocidade, o veículo precisará manter um afastamento seguro maior para poder parar sem colidir com outro automóvel ou obstáculo na pista. Consequentemente, se a velocidade for mais baixa, a distância de segmento diminui e o motorista terá maior chance de reação.
Desta forma, as chances de um pedestre morrer ao ser atropelado por um transporte a 60 km/h é de 80%. Entretanto, o risco de morte fica abaixo dos 50% se o carro ou a moto estiverem a 50 km/h.
Os Novos Limites de Velocidade
Nas pistas expressas, como as marginais Tietê e Pinheiros, a redução para os carros foi de 90 km/h para 70 km/h. Já os caminhões, que antes podiam trafegar a 70 km/h, tiveram que se adequar a velocidade de 60 km/h.
No caso das pistas centrais, veículos de todos os tipos tiveram que reduzir de 70 km/h para 60 km/h. As vias locais também sofreram alterações: de 70 km/h, passou para 50 km/h, para todos.
Alguns trechos tiveram seus limites de velocidade reduzidos – também por questão de segurança – antes da medida da SMT e mantiveram-se desta forma. O trecho próximo à ponte da Casa Verde, na pista central da Marginal Tietê, conserva a máxima permitida de 50 km/h.
As avenidas Jacu Pêssego e Aricanduva adotaram, da mesma forma, a redução de velocidade, porém foi a partir do dia 3 de agosto, pouco tempo depois dos demais. A mudança foi de 60 km/h para 50 km/h.
De Julho até Setembro de 2015, o número de acidentes com vítimas na Tietê e Pinheiros, já tiveram uma queda de 36%, passando de 220 ocorrências para 140, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego.
Outras cidades do Brasil já tem estudado maneiras de implementar a redução de velocidade, pois medidas como essas visam priorizar a proteção e o bem-estar dos motoristas e pedestres.
Imagens: Uol e Via Trolebus
Este artigo foi criado pela equipe Ituran Rastreadores para uso exclusivo do blog Mundo dos Carros