O Grupo Renault bateu seu recorde histórico de vendas em escala global em 2010. Em nota, o conglomerado francês informou ter comercializado 2.625.000 milhões de veículos no último ano, 14% a mais do que em 2009. A expansão foi possível graças ao crescimento obtido por todas as marcas: Dacia, Renault e Samsung. Além disso, a companhia obteve crescimento em todas as regiões em que atua. O recorde anterior era de 2005, quando 2.535.000 carros da empresa chegaram às ruas.
No que diz respeito a veículos de passeio e utilitários, o grupo francês conquistou 3,7% do mercado mundial e superou a média de 11,8% do setor. Só nos automóveis, a fatia global chegou a 4,4%. Na Europa, a participação aumentou 1,1 ponto percentual, com aumento nas cifras de 7,4%. Na Europa, a média foi de -3,6%.
Entre as marcas, a Renault cresceu 14% em comparação com 2009. Já a romena Dacia, idealizadora de Logan, Sandero e Duster, avançou 12%, chegando à fatia de 1,6% na Europa. Já a Samsung, que colaborou no projeto do Fluence e atua em Coreia do Sul e Chule, expandiu seus números em 16,5%. Os bons números foram obtidos pelos sucessos dos novos Mégane, Master, Duster e SM5.
Nas operações do Grupo Renault, o Brasil é terceiro principal mercado. Por aqui, a companhia registrou 160.300 emplacamentos em 2010, com alta de 36,4% em comparação com 2009 e novo recorde. Na fatia de mercado, cresceu 0,9 ponto percentual, chegando a 4,8%. Por aqui, os destaques são as vendas em alta do Sandero, líder da marca no país, do renovado Logan, do veterano Clio, que registra recordes de vendas, e do utilitário Master. A promessa é que 2011 seja ainda melhor com a chegada do Fluence, sucessor do Mégane, e do Duster, rival do Ford EcoSport.
Texto: Matheus Q.Pera
Edição/Revisão: Bruno Vieira
Fonte: AutoDiário