Tratado como a alternativa ao Porsche Cayman, o novo Alpine enche os olhos, com as suas linhas sedutoras. Ainda que ofereça uma estética moderna, muito agradável, mantém elementos que destacam a homenagem às suas origens, principalmente o esportivo A110, lançado nos anos 1960.
O projeto enfrentou contratempos após Caterham sair da joint venture, mas a Renault promete que vamos ver o produto acabado no final deste ano. A produção está programada para acontecer na histórica fábrica da Alpine em Dieppe, França, onde a divisão Renault Sport foi baseado até recentemente. As vendas estão programadas para começar no próximo ano na Europa, seguido por outros mercados em todo o mundo.
Até o momento não foram reveladas as especificações técnicas, mas sabe-se que o esportivo será equipado com o motor 1.6 turbo de Clio RS associado a transmissão de dupla embreagem e tração traseira.
Com peso estimado em torno de 1.000 kg, o Alpine de produção deve acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 4,5 segundos, o que corresponde ao tempo de um Alfa Romeo 4C e supera o Porsche Cayman GTS (Sport Chrono) em 0,1 segundo.