Após imagens de detalhes, vídeos e muito mistérios, a BMW finalmente revela a nova Série 1 M Coupé. O esportivo, que será apresentado durante o Salão de Detroit (EUA), no próximo mês, chega inspirado na geração E30 da M3 e promete resgatar os espírito dos primeiros modelos preparados pela divisão M da montadora alemã.A 1 M foi alargada e tem parachoques com novas tomadas de ar
As semelhanças entre 1 M Coupé e a M3 E30 estão nas dimensões e no formato do carroceira, com volumes bem definidos e na esportividade latente. A própria BMW classifica o novo modelo como “sucessor espiritual da M3 E30”. Entretanto, a tecnologia empregada está mais para a atual geração da M3, a E92.Comparada a 135i, até então a Série 1 Coupé mais potente, a 1 M Coupé é 5 milímetros mais comprida, por conta dos parachoques mais aerodinâmicos.A carroceria foi alargada em 53 mm mais larga para acomodar eixos mais largos (71 mm na dianteira e 46 mm na traseira) derivados dos usados na M3 E92. A altura cresce 13 mm, mas o peso cai 35 quilos.A distribuição de peso é de 51,7% na frente e 48,3% atrás.O interior é totalmente sóbrio e o 3.0 biturbo entrega 340 cv
Para empurrar sua nova cria, a divisão M escolheu o novo motor N54 da BMW. O 3.0 de seis cilindros é dotado de dois turbocompressores e, na 1 M Coupé, entrega 340 cv (cavalos) de potência e 45,8 kgfm de torque máximo entre 1.500 e 4.000 rpm.Com câmbio manual de seis marchas, tração traseira e diferencial com controle eletrônico, os esportivo acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos, de 0 a 200 km/h em 17,3 s e para nos 250 km/h de velocidade máxima devido ao limitador eletrônico.A BMW foi buscar na M3 E30 a inspiração para a 1 M Coupé
As frenagens são garantidas pelos mesmo sistema da M3. Dela também vem o conjunto de rodas de 19 polegadas calçadas em pneus 245/35 na dianteira e 265/35 na traseira. O controle de estabilidade é mais permissivo e, no modo M, fica totalmente desativado.Na Alemanha, a BMW 1 M Coupé vai custar 50.500 euros, cerca de R$ 115.000, e já enfrenta a concorrência de outro compacto alemão com preparação prá lá de esportiva, o Audi RS3. Qual será a resposta da Mercedes-Benz para a dupla rival?
Fonte: Interpress Motor